Curso de Educação Especial gratuito para leigos com certificado válido
A inclusão das pessoas portadoras de alguma deficiência não demanda somente a acessibilidade de locomoção. Exige a aceitação social e, também, assegurar que ela ocorra adequadamente.
No momento em que a criança é diagnosticada com algum tipo de deficiência, ela tem os direitos similares a de qualquer outra criança. O cuidado especial voltado para ela, quando se refere à educação, é uma obrigação do Estado e direito instituído por lei.
Quando se pensa na inclusão, é fundamental refletir sobre o que é incluir. A escola regulariza as práticas pedagógicas e o processo de formação dos alunos, portanto, são responsáveis por romper estes aspectos homogêneos adotados. Dessa forma, garantem os direitos de aprendizagem de todos.
Mas as estratégias dependem de cada educador e da experiência que possui. Outros fatores observados são a criatividade, a sensibilidade e, claro, a formação em pedagogia e continuada.
Na Lei nº 7.853 – de 24 de outubro de 1989 – DOU de 25/10/89, lê-se: Art. 2º Ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo a infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.
O educador e a escola
A educação especial/inclusiva visa o caráter coletivo a ponderar as particularidades dos alunos. E uma das bases do professor, é permitir ao aluno especial o acesso a todas as atividades e materiais utilizados em sala, assim eliminando as barreiras. Existem diversas alternativas que podem ser aproveitadas nas aulas, como as dinâmicas e as brincadeiras.
O apoio da escola é necessário no processo da educação inclusiva e deve ser em conjunto com os educadores. A disponibilização de recursos e tecnologia assistiva, promove condições de acessibilidade e gera participação de aprendizagem às crianças com deficiência em igualdade de oportunidade para toda a turma.
Cursos na área de Educação Especial/Inclusiva
A educação especial é uma realidade cada vez mais presente no sistema educacional brasileiro. Os educadores e a escola precisam estar preparados para atuar neste campo. Por isso, é preciso estudar sobre o assunto e preparar-se para atender os alunos que apresentam alguma deficiência.
A Prime Cursos disponibiliza em seu portal o curso de Educação Especial. Nele, você irá estudar o seguinte conteúdo programático:
- Introdução
- A Deficiência Física
- Paralisia Cerebral
- Igualdade de Oportunidades
- Aspectos Educacionais Importantes para a Prática Pedagógica
- Problemas de linguagem e comunicação
- Afetividade
- Adaptações curriculares na Educação Infantil
- Adaptações de mobiliário
- Planificação futura
- Outras Patologias: Mielomeningocele
- Outras Patologias: Doenças Neuromusculares
- Outras Patologias: Malformações congênitas
- Outras Patologias: Lesões encefálicas adquiridas
- Bibliografia/Links Recomendados
Cadastre-se neste curso de educação especial, estude gratuitamente e, ainda, tenha a opção de solicitar o certificado de conclusão válido em todo o país.
Veja o documentário abaixo sobre o curso de educação especial inclusiva:
Além do curso de educação especial , indicamos a obra:
Bons estudos!
Equipe Cursos Grátis.
Bom dia! Excelente iniciativa.
Gostaria de saber se o curso é livre ou apenas para profissionais da educação?
Curso Rh e me interesso muito quando o assunto é inclusão.
Grata
Olá, Fátima!
Obrigada pelo seu contato.
O curso é livre, você poderá entrar no portal, cadastrar-se e estudar sem custo algum.
https://www.primecursos.com.br/educacao-especial/
Bons estudos!
Equipe Cursos Grátis.
Bom dia..Gostaria de saber a carga horario dos cursos de educaçao infantil de vcs,, incluindo este… obgda!
Olá, Schyrlei!
Obrigada pelo seu contato.
Acesse este link e fique por dentro de todos os cursos na área da educação: https://www.primecursos.com.br/educacao/
Bons estudos!
Equipe Prime Cursos.