Cursos Grátis Online

Cursos gratuitos online – as melhores indicações de curso grátis você encontra aqui.

Como aprender a aprender

Como aprender a aprender

Existem diversas técnicas de estudo por aí, mas será que elas são práticas e simples de seguir? Ou são apenas fórmulas para decorar um assunto?

Hoje trouxemos algumas dicas para aprender a aprender, ou seja, conhecer de verdade o assunto e obter conhecimento. Afinal, decorar é fácil, o difícil é saber e conseguir explicar o conteúdo com facilidade, certo?

Modo Focado e Modo Difuso

Este conceito divide o cérebro no modo difuso e no modo focado. O modo difuso é quando a fixação do conhecimento acontece, ou seja, é a parte do descanso mental. Já o modo focado é a parte mais lenta do cérebro, com mais concentração e com um modo de pensar mais focado.

Conhecer esses modos pode te fazer entender sobre a importância de fazer pequenas pausas após períodos intensos de estudo. Você deve estudar com foco e muita atenção, e também fazer algumas pausas para conseguir absorver o conteúdo.

Pausas

Como falamos na dica anterior, fazer pequenas pausas é fundamental. O ideal é separar um tempo para estudar e se concentrar ao máximo, evitando qualquer distração. Depois de um tempo, que você irá determinar, separe uns 5 a 10 minutos para descansar.

Aproveite esse tempo para beber água, se alongar, caminhar um pouco ou fazer qualquer outra coisa que tire do foco dos estudos. Uma dica é utilizar a Técnica Pomodoro, que já ensinamos aqui no blog.

Repetir até aprender

A repetição é muito importante para quem deseja aprender um conteúdo. Afinal, lendo apenas uma vez você pode até entender, mas talvez não vá lembrar daqui a alguns dias.

A prática vai fazer você ter fluência no que desejar. Então, quanto mais praticar algo, mas irá aprender. Crie o hábito de treinar todos os dias, até perceber que aprendeu e entendeu completamente o conteúdo.

Conheça a si mesmo

Descubra qual maneira você tem mais facilidade de aprender algum assunto: ouvindo, lendo ou escrevendo o conteúdo. Pode ser também assistindo vídeos sobre o assunto, ou até mesmo desenhando.

Assim que você descobrir isso, será muito mais fácil de aprender e entender sobre o assunto.

Cada um tem um jeito diferente de aprender a absorver conhecimento, então conheça a si mesmo e descubra o seu!

Gostou das dicas? Que tal praticar e começar a aprender de verdade?

Blog Cursos Grátis

10 comentários sobre “Como aprender a aprender

  1. As dicas são ótimas, principalmente quando fala em focar naquilo que está sendo feito, a pausa para relaxar e descansar o cérebro, bem como o relaxamento muscular, que sem dúvidas é muito importante, pois o corpo sobre carregado aliado a fadiga tende a diminuir a concentração e manter o foco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo