Mesmo com o avanço da tecnologia e dos diferentes e novos meios de comunicação, ainda é grande o desafio de compreender e ser compreendido. Infelizmente, o ato de falar de maneira correta e saber se expressar ainda não é fácil.
A comunicação objetiva pode evitar conflitos nas dinâmicas de trabalho, nos relacionamentos afetivos, e no trato com amigos e família. Quando uma pessoa consegue se expressar de maneira correta, fazendo com que o ouvinte entenda perfeitamente suas palavras, a conversa flui e as chances de ocorrer um mal entendido diminuem.
Mesmo sabendo o jeito certo de falar, muitas pessoas ainda não conseguem ter uma comunicação eficaz. Isso acontece muitas vezes pelo medo de falar e até de errar nas palavras. Muitos evitam falar o que realmente gostariam, apenas por medo de não serem compreendidos.
A comunicação eficaz traz muitos benefícios, tanto para a vida pessoal, quanto profissional. Mude a sua forma de se expressar com seus familiares, amigos e colegas de trabalho e conheça os benefícios da boa comunicação! Até o estresse pode ser reduzido quando nos comunicamos bem, pois quando aprendemos a conversar e nos expressar de forma correta, não deixamos dúvidas para interpretações distorcidas.
Um dos problemas na hora de conversar é a fala rápida. Cada vez mais pensamentos de maneira acelerada, e na hora de falar, geralmente seguimos dois caminhos:
Falamos pouco, utilizando meias palavras e/ou expressões ruins.
OU
Falamos tudo do jeito que estamos pensando, de maneira acelerada e não filtrada.
Utilizando essas maneira de comunicação, fica difícil que o ouvinte entenda o que tentamos falar. Para melhorar a sua comunicação, e assim também seus relacionamentos pessoais e profissionais, veja abaixo algumas dicas importantes:
- Pense muito bem antes de sair falando, e elabore mentalmente o que você deseja dizer.
- Ensaie antes de falar. Diga o que precisa ser dito em voz alta, como se já estivesse conversando com a outra pessoa. Dessa forma você conseguirá se avaliar.
- Lembre-se sempre – durante qualquer conversa – de olhar nos olhos da pessoa que está te ouvindo. Ter um contato visual direto faz com que a comunicação fique muito melhor.
- Evite enrolações e sempre que possível simplifique a conversa, mesmo em assuntos complicados. Seja claro e objetivo nas suas palavras, evitando utilizar palavras difíceis.
- Fique atento com suas expressões durante a conversa. O nervosismo pode fazer com que uma conversa simples se transforme num assunto complicado.
- Nunca fale muito alto ou baixo demais. Tenha cuidado com o tom de voz!
- Educação e gentileza devem fazer parte de qualquer assunto. Mesmo que seja complicado, o assunto poderá ser bem conduzido se você tiver clareza, sinceridade e franqueza.
- Sempre tente falar por telefone ou de preferência, pessoalmente. Nem sempre é possível se expressar de maneira correta por e-mails e redes sociais.
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Obrigado pela oportunidade.
Gostei muito…obrigada …
gostei muito
muito bom!!!!
Muito boa !!! gostei das dicas
Saudações! Conselhos muito úteis neste particular
artigo ! É o muda pouco que produzem as mais significativas mudanças.
Muito obrigado por compartilhar!