Técnica Pomodoro: como gerenciar o tempo e ser mais produtivo

A Técnica Pomodoro é um método de gerenciamento de tempo que foi criada pelo universitário italiano Francesco Cirillo no final dos anos 1980. Cirillo buscava uma maneira de ser mais produtivo nos estudos durante os primeiros anos de universidade, e com isso decidiu utilizar um timer de cozinha para organizar suas tarefas. Seu timer tinha o formato de um tomate, por isso o nome de Técnica Pomodoro, pois “pomodoro”, em italiano, significa “tomate”.

A técnica consiste na ideia de que fluxos de trabalho divididos em blocos podem melhorar a agilidade do cérebro e aumentar o foco. Muitas pessoas utilizam a técnica para gerenciar o tempo, e com isso, conseguem melhorar a produtividade no trabalho, nos estudos, e em qualquer outra tarefa do dia a dia.

Cada bloco de tempo tem 25 minutos e é chamado de pomodoro. Cirillo chegou à decisão, após muita pesquisa, de que 25 minutos seria o tempo ideal para cada bloco, pois é um tempo curto, então fica muito mais fácil concluir uma tarefa nesse período.

Para utilizar a técnica, você vai precisar apenas de um cronômetro e de uma lista, que pode ser feita com papel e caneta, ou até no no computador.

Passo a Passo

– Faça uma lista com todas as tarefas do dia. Quando você anota o que precisa ser feito no dia, você consegue organizar melhor suas atividades e também definir metas para cada dia ou período. Assim fica muito mais fácil acompanhar suas metas, resultados e avanços.

– Programe um cronômetro para 25 minutos (pode ser um timer, um cronômetro ou até o celular, desde que você não se distraia).

– Escolha uma das tarefas e trabalhe nela até finalizar, sem interrupções). Entenda que quando o criador do método diz que é pra fazer “sem interrupções”, é sem interrupções mesmo. Ou seja, nada de parar para olhar o celular, ficar conversando com outras pessoas, ver o site de notícias, etc. Você só vai parar se for algo extremamente urgente.

– Assim que o despertador tocar, faça uma pausa de 5 minutos. Aproveite para tomar água, se alongar ou fazer qualquer outra coisa que desejar. Essas pausas entres os pomodoros são importantes para “oxigenar o seu cérebro” e aumentar a agilidade mental.

– Depois, retome o trabalho por mais um pomodoro (mais 25 minutos). Você pode continuar fazendo a tarefa anterior se não havia finalizado no primeiro pomodoro, ou, se conseguiu finalizá-la antes, partir para a próxima tarefa da lista.

– Após finalizar quatro “pomodoros”, faça uma pausa mais longa, de 20 a 30 minutos.

Essas medidas de tempo são apenas sugestões do método clássico, porém você deve determinar o seu período de descanso ideal, dependendo do dia e das atividades.

Benefícios

– aumento da concentração;
– aumento do foco;
– maior produtividade;
– diminuição da ansiedade;
– evitar distrações na hora dos estudos e do trabalho;
– evitar desperdiçar tempo;

Além disso, com a técnica você irá descobrir quanto tempo leva para realizar cada tipo de tarefa, entender o que te distrai recorrentemente e quais as principais interrupções no seu trabalho.

E você, o que acha de começar a utilizar o método agora mesmo e ser mais produtivo nas suas tarefas?

Blog Cursos Grátis




4 Comentários Comente!

  • Excelente metodo de programacao e execucao de tarefas. Vou adoptar e implementar desde ja.

  • Gostei dessa idéia parece que funciona, sou uma Pessoa que não concluo as atividades da Faculdade nem doméstico sempre me distraio.

  • Gostei da ideia. Obrigada vou tentar fazer no dia .

  • Bastante interessante essa tecnica de Pomodora, uma coisa simples que da resultados.

Deixe seu comentário!