Livro O Poder do Hábito de Charles Duhigg

Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.”
Charles Duhigg

Quais são os seus principais hábitos e como você acha que eles funcionam? Ou melhor, por que criamos alguns hábitos  e por quais motivos alguns não conseguimos eliminar? Por mais que pense que está controlando o seu dia, tomando decisões e se planejando, a verdade é que, na maior parte do tempo, você só está repetindo hábitos predeterminados. Se você deseja eliminar, controlar ou adicionar um hábito novo na sua vida, este artigo é para você. Vamos falar hoje sobre o livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg.

Charles Duhigg, repórter do New York Times, destaca no livro o impacto dos seus hábitos em quem você é e no que você é capaz de alcançar. Segundo o autor, o “segredo” para mudar coisas que não estão funcionando em sua vida é analisar os hábitos e saber como eles funcionam.

Então, saiba que é possível fazer qualquer coisa que você desejar quando adotar os hábitos certos para seu dia a dia!

Vamos entender como os hábitos funcionam:

Após uma cefalite viral, o paciente idoso Eugene Pauly teve sérios problemas cerebrais, e com isso, perdeu a capacidade de usar o lobo temporal medial, parte do cérebro. Sua memória foi prejudicada, porém todo o resto do corpo continuou funcionando perfeitamente. Eugene não tinha a capacidade de aprender coisas novas, pois após alguns segundos acabava se esquecendo do que havia ocorrido no momento anterior. Ele se lembrava apenas de tudo o que havia acontecido antes de 1960.

Diariamente, sua esposa o levava para caminhar ao redor do quarteirão para exercitar-se, porém um dia, Eugene se perdeu. Sua esposa ficou muito assustada e preocupada, já que sua perda de memória poderia fazer com que ele desaparecesse e nunca mais retornasse. Em apenas 15 minutos, por incrível que pareça, Eugene voltou para casa, seguindo sua rota diárias. Ele até conseguia fazer o caminho sozinho alguns dias depois ocorrido. Com isso, os cientistas o analisaram e descobriram que os hábitos – suas ações rotineiras – são guardados em uma área do cérebro totalmente diferente do lobo temporal, responsável pela memória. Isso nos faz entender que nós aprendemos e tomamos decisões de maneira inconsciente, sem a necessidade de nos lembrarmos sobre o que nos levou àquele aprendizado ou decisão. É assim que os hábitos funcionam!

Como ativar os hábitos?

Nosso cérebro está em constante busca para automatizar rotinas e diminuir o esforço, com o objetivo de economizar energia. Veja as três etapas que fazem um hábito funcionar:

Então, guarde na memória:

Crie um novo gatilho na sua mente (ou na mente das pessoas) -> Associe uma rotina positiva a ele -> Crie uma recompensa física ou mental relacionada à manutenção deste hábito.

Hábito Mestre

O hábito mestre é quando o objetivo é ativar diversas reações no modo da pessoa organizar sua própria vida. Um hábito positivo leva a outro e isso cria uma cadeia de hábitos positivos que funcionam bem em conjunto.

A prática de exercícios físicos é um excelente exemplo. Muitas pessoas começam a se exercitar, e depois, automaticamente buscam se alimentar melhor, dormir bem e diminuir o estresse. Por isso, é fundamental que você analise e descubra qual hábito deve ser mudado na sua vida pessoal ou profissional, que irá trazer benefícios e melhorias diversas em vários outros hábitos que impactam sua rotina.

Passo a Passo: Mudança de Hábito

Deseja criar hábitos saudáveis? Então saiba que assim que você compreender o objetivo de cada hábito em sua vida, o obstáculo principal será transformá-lo de acordo com o que você deseja. Veja abaixo o passo a passo:

1. Identifique a rotina: analise seus comportamentos e faça um planejamento de como pode mudá-los. Reconheça o que você precisa/deseja mudar e depois avance para o segundo passo.

2. Experimente recompensas diferentes: se tiver algum hábito ruim que você não consiga substituir por uma hábito novo, aprenda a experimentar novas recompensas. Vamos utilizar a alimentação como exemplo. caso você tenha o hábito de comer comidas gorduras e não saudáveis, é importante que você tente substituir a recompensa desta rotina. Substitua esses alimentos por opções mais saudáveis ou apenas descanse por alguns minutos. Aguarde uns 20 minutos e analise se você ainda está com vontade de comer besteira. Se sim, talvez você ainda não identificado o gatilho do hábito. Teste recompensas diferentes até encontrar qual gatilho ativa aquele mau hábito. Se neste exemplo o gatilho realmente era sua fome, você poderia superá-la comendo outras coisas, como o lanche saudável. Já se o gatilho deste hábito for o cansaço, tire alguns minutos para relaxar e veja se a vontade reduz. Experimente novas recompensas até descobrir o gatilho do hábito.

3. Isole o gatilho: mesmo depois de descobrir qual recompensa corresponde aquele gatilho, é importante entender o gatilho mais profundamente. Os principais gatilhos tendem a ser sempre associados a 5 categorias principais:

 

4. Crie um plano: será mais fácil planejar uma nova rotina que lhe proporciona a mesma recompensa para o mesmo hábito após entender os 3 principais componentes do hábito. Fique ligado até que o gatilho apareça, e aja de acordo com o plano. Se funcionar e você tiver força de vontade e foco para sempre repetir este novo condicionamento, você poderá transformar seus hábitos.

Segundo o autor, pode até não ser tão fácil mudar um hábito, mas existe uma técnica e é possível quando realmente se deseja algo.

O livro O poder do Hábito é excelente e recomendamos para todos os nossos leitores. O livro nos ensina a identificar um costume que desejamos mudar e selecionar uma rotina alternativa, se aplicar o método explicado. Sim, um hábito ruim pode ser substituído por um hábito bom!

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