Cursos Grátis Online

Cursos gratuitos online – as melhores indicações de curso grátis você encontra aqui.

Como ser mais produtivo com o Princípio 80/20

Você já ouviu falar com Princípio 80/20 ou Princípio Pareto? Se ainda não, saiba que é sobre isso que vamos falar hoje!

Criado há mais de cem anos pelo economista italiano Vilfredo Pareto, o Princípio 80/20 começou apenas como uma referência, indicado que 80 % dos resultados que alcançamos se relacionam a apenas 20 % dos nossos esforços. E isso começou quando Pareto percebo que 20% dos italianos possuíam 80% das terras naquele país.

Posteriormente, a constatação socioeconômica revelou a mesma proporção da distribuição de riquezas em diversas nações e essa referência de 80/20 acabou sendo utilizada também em outras áreas. Analise alguns exemplos para entender melhor:

80% das descobertas científicas são realizadas por apenas 20% dos cientistas;
80% da poluição é causada por 20% dos países;
80% da riqueza mundial está nas mãos de 20% das pessoas.

Incrível, não é mesmo? E essa proporção aparece em praticamente qualquer campo e é conhece como Princípio Pareto ou Princípio 80/20. Nem sempre a proporção será exatamente 80/20, pois é claro que os números podem variar de um caso para o outro. Porém, o importante é focar no ponto principal: a grande maioria dos efeitos vem da minoria das coisas!

E como é possível aplicar o Princípio 80/20 no dia a dia?

Saiba que é possível utilizá-lo em tudo o que desejar: negócios, estudos, finanças pessoais e muito mais! Vamos ver um exemplo aplicando o Princípio 80/20 no caso de um profissional que tem como objetivo obter mais produtividade no trabalho. Para focar no que é realmente importante, o objetivo do princípio aplicado na gestão é que se mantenha o foco nos 20% que realmente importam. Com base no princípio, um quinto do tempo de um dia de trabalho – que representa as tarefas mais importantes – irá provavelmente produzir quatro quintos dos resultados.

Ou seja, o importante é saber identificar quais as atividades mais importantes do dia e focar toda a sua atenção nelas. A dica é criar uma lista com as prioridades do dia, pois isso irá ajudar a começar o dia focado naquilo que necessita de mais atenção e agilidade.

Agora vamos aplicar o princípio 80/20 num caso de relacionamentos. Existem diversos casos de casais, famílias e amigos que ou passam muitas horas juntos e sentem que não estão aproveitam o tempo como deveriam, ou nos casos em que as pessoas não têm muito tempo para passar com seus amigos e familiares. O primeiro caso acontece muitas vezes acontece porque o tempo gasto com as pessoas que amamos é na frente da televisão, ou checando as redes sociais a cada 5 minutos. O segundo caso é pela falta de tempo. Nos dois casos é possível aplicar o Princípio Pareto. Para isso, basta fazer o mesmo que o exemplo anterior: quando estiver com pessoas importantes, como seus filhos, amigos ou familiares, aproveite o máximo o tempo com eles. Priorize a qualidade, e não a quantidade de horas, certo? E não apenas nos relacionamentos, mas em tudo em sua vida!

Dica: existem diversos livros sobre esse tema, com dicas para aplicar o Princípio Pareto! Se desejar se aprofundar mais no assunto, a dica é começar a ler agora mesmo!

Veja alguns livros do autor Richard Koch sobre o Princípio 80/20:

Se você gostou, deixe seu comentário!

Cursos Grátis

2 comentários sobre “Como ser mais produtivo com o Princípio 80/20

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo