Pesquisa de Mercado, também conhecida como Pesquisa Mercadológica, pode ser definida como uma coleta de informações com o objetivo de direcionar uma empresa ou um profissional autônomo na tomada de decisões ou, ajudar a solucionar problemas.
Para entender melhor, com a pesquisa de mercado, a empresa ou o profissional podem descobrir se há um mercado para o seu produto ou serviço, por exemplo.
Um gestor necessita de informações a respeito dos clientes, dos concorrentes e de todos aqueles que atuam num determinado setor, para conhecer as necessidades e adicionar estratégias que supram o desejo do consumidor. E para auxiliar nesse processo, a Pesquisa de Mercado pode ajudar. Afinal, todas as decisões que são relacionadas a novos projetos, estratégias e empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto na decisão, quanto nas suas consequências. Por isso a importância de uma pesquisa mercadológica, que pode orientar nas decisões.
A Pesquisa de Mercado surgiu nos Estados Unidos em 1910, e a partir disso apareceram muitos estudos sobre o assunto. Veja abaixo a definição de Pesquisa Mercadológica de acordo com a American Marketing Association (AMA):
“Identificação, coleta, análise e disseminação de informações precisas, confiáveis, válidas e atuais de forma ordenada e objetiva, e seu uso tem como objetivo buscar no mercado respostas que possam auxiliar na identificação e solução de problemas, na forma certa de divulgar a sua empresa e, também, embasar a tomada de decisão.”
Vantagens de acrescentar a Pesquisa de Mercado em seu negócio:
-Ajuda a decidir sobre técnicas de precificação do seu produto e/ou serviço
-Ajuda a decidir sobre estratégias de desenvolvimento e distribuição do seu produto e/ou serviço
-Ajuda a reconhecer as necessidades e desejos não satisfeitos dos seus clientes
Sabendo da importância deste assunto, a Prime Cursos lançou o Curso de Pesquisa de Mercado. No Curso, online e gratuito, o aluno aprende técnicas de observação, como elaborar uma pesquisa de mercado para o seu negócio, dicas para definir o público alvo e objetivo da pesquisa, e muito mais! Veja abaixo o conteúdo programático do curso:
O que é uma pesquisa de mercado
O básico sobre a pesquisa de mercado
Definição de mercado
Dimensões de uma análise de mercado
Pesquisa qualitativa
Pesquisa quantitativa
Técnicas de observação
Técnicas experimentais
Elaborando a pesquisa de mercado para o seu negócio
Pesquisa primária
Pesquisa secundária
Coletando informações
Erros de marketing
Usar apenas os recursos da internet
Fazer pesquisas apenas com quem você conhece
Definindo o público alvo e objetivo da pesquisa
Descobrindo o perfil do consumidor
Aprendendo com a concorrência
Ferramentas essências para uma pesquisa
Definição do método
Elaborando instrumentos de pesquisa
Aplicando uma pesquisa de mercado
Como fazer a tabulação dos dados obtidos
Criando um relatório final
Como utilizar os dados obtidos a partir da pesquisa
Para acessar o Curso de Pesquisa de Mercado da Prime Cursos basta clicar no botão logo abaixo:
Leitura complementar do curso grátis de pesquisa de mercado.
Bons estudos!
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