Cursos Grátis Online

Cursos gratuitos online – as melhores indicações de curso grátis você encontra aqui.

Curso de Psicologia da Educação

Curso de Psicologia da Educação gratuito com certificado válido em todo o Brasil.

Curso de Psicologia da Educação

A Psicologia enquanto ciência busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano, tem sua origem nas pesquisas mais antigas, surgidas do dia-a-dia do senso comum. As suas atividades mais sistemáticas, mais racionais, são profundamente influenciadas pela visão de mundo do investigador, seguindo o seu princípio de crenças e valores.

A partir do século XVII, enquanto o mundo se organizava em volta de novas ideias, novos valores, novos paradigmas. Uma nova Psicologia também estava sendo criada, e para ser reconhecida e estabelecida, ela teria que adotar os mesmos procedimentos utilizados para o estudo do universo físico, afim de explorar, estudar e prever os processos e o comportamento humano. Esses métodos, considerados eficazes, eram experimentais e quantitativos.

No longo dos anos, o conhecimento alcançado por esses métodos, trouxe uma nova visão daquela que se tinha dos dogmas filosóficos e teológicos, e começaram a ser questionados, dando lugar ao empirismo. O Empirismo, afirma que todo conhecimento é adquirido pela percepção do mundo externo ou pelo exame da nossa atividade mental, reconhecendo a experiência como única fonte válida de conhecimento.

A Psicologia da Educação

Com o passar dos anos, a psicologia foi intensificando os seus estudos em vários campos com o intuito de conhecer mais o comportamento humano. Sendo praticada informalmente e assistematicamente no cotidiano das pessoas, nas situações mais curiosas e com vários sentidos.

A Psicologia da Educação então surgiu com a responsabilidade de auxiliar a Educação a se tornar mais concreta/efetiva no que diz respeito ao planejamento e ao desenvolvimento das práticas de ensino. Neste campo, a Psicologia poderia ter seus conhecimentos sobre desenvolvimento e comportamento humano aplicados à Educação.

A educação recebe contribuições de diversas áreas da aprendizagem humana, e a Psicologia da Educação é, inclusive, uma das especialidades da Psicologia, onde contribui para uma maior e melhor compreensão acerca do mesmo. Desse modo, as suas ações e intervenções são mais eficientes na solução dos problemas com que se defronta.

Estudar o desenvolvimento humano pode auxiliar os educadores, principalmente a conhecer e compreender melhor determinadas condutas da criança no seu processo de conquistas e de evolução pessoal. É fundamental saber lidar melhor com essa realidade que envolve a aprendizagem contínua em que a criança se vê envolvida e suas diferentes etapas de desenvolvimento.

Estude mais sobre a Psicologia da Educação neste curso gratuito oferecido no portal da Prime Cursos. Clique abaixo e acesse agora mesmo:

Curso de Psicologia da Educação

Confira o conteúdo programático deste curso de psicologia da educação:

  • Introdução 
Histórico da Psicologia da Educação
  • Psicologia e Desenvolvimento Humano
  • Psicologia da Educação: Principais Abordagens Psicológicas
  • Distúrbios de Aprendizagem, Diagnóstico e Tratamento
  • A Função do Psicólogo na Educação
  • Conhecimento Psicológico aplicado à Atividade Educativa
  • Pedagógica
  • Ética em Psicologia
  • Bibliografia/Links Recomendados

A professora Carmen Sevilla que trabalha com psicologia da educação, apresenta alguns aspectos importantes deste assunto e, ainda, demonstra algumas cenas de como portar-se no momento de ajudar o seu filho a fazer as tarefas de casa. Acompanhe:

Além do Curso de Psicologia da Educação gratuito supracitado, recomendamos a leitura da seguinte obra:

Bons estudos.
Equipe Cursos Grátis.

6 comentários sobre “Curso de Psicologia da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo