Cursos Grátis Online

Cursos gratuitos online – as melhores indicações de curso grátis você encontra aqui.

Curso NR 9 – Norma Regulamentadora Prevenção de Riscos Ambientais

Curso NR 9 – Norma Regulamentadora Prevenção de Riscos Ambientais

Curso de NR 9 gratuito – A norma regulamentadora 9 e o que é o programa de prevenção obrigatório instituído nas empresas para assegurar a saúde dos empregados.

Curso-de-NR-9-Gratuito

Os acidentes ocorridos no ambiente de trabalho não devem ser vistos como uma situação comum, eles devem ser evitados ao máximo, e a empresa cumprir com as normas da PPRA. Entre 2007 e 2013, mais de 5 milhões de acidentes de trabalho foram registrados, desse total, 45% acabou em falecimento ou invalidez.

Mas o que significa PPRA? A sigla significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais e tem sua regulamentação apoiada no item 9.1.3, definida, portanto, na norma regulamentadora 9. Tal norma está assegurada juridicamente em nível de legislação ordinária, nos artigos 176 a 178 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

A NR 9 constitui a elaboração e a prática obrigatória de um projeto de higiene ocupacional, que visa preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Se tal ação for realizada antecipadamente, o reconhecimento e a avaliação podem ser concretizados, dessa forma, garantem o controle de riscos ambientais existentes ou que possam existir no local de trabalho.

Lembrando, são normas que previnem acidentes no ambiente de trabalho, respeitando a saúde do empregado no exercício de sua função.

Objetivos do PPRA

– Elaborar procedimentos de combate a riscos ambientais.
– Garantir a saúde dos trabalhadores.
– Eliminar ferramentas que possam causar acidentes no ambiente de trabalho.
– Adequar o ambiente de trabalho de acordo com os procedimentos estabelecidos no PPRA.
– Evitar doenças ocupacionais.

Riscos Ambientais

São considerados riscos ambientais todos agentes que agridem a natureza, causando malefícios a saúde ambiental e dos trabalhadores. Podemos classificar como:

Agentes físicos: ruído, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, radiações ionizantes e radiações não-ionizantes;
Agentes químicos: poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, vapores, absorvidos pelo organismo humano por via respiratória, através da pele ou por ingestão;
Agentes biológicos: bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Empresas e o PPRA

Empresas, estabelecimentos comerciais/industriais, condomínios, etc., são obrigados a colocar em prática as normas determinadas pelo PPRA, não importa o número de empregados contratados.

Entenda melhor qual a função exercida pela PPRA e a importância de suas regras no ambiente de trabalho:


Créditos Youtube

Quem elabora a PPRA?

As normas do PPRA podem ser elaboradas pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT da organização. Mesmo que não tenha alguém dentro da empresa realizando o serviço desse cunho, é obrigatoriedade manter o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Por isso, há empresas e profissionais especializados para acompanhar e avaliar os estabelecimentos.

A validade do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é de 1 ano, após este período, ele deve ser renovado.

Curso de NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

É obrigação da empresa estar regulamentada dentro dos padrões da NR 9, mas também é de extrema importância que o empregado esteja ciente das suas obrigações com o seu trabalho. Por isso, os cursos online são ótimas opções para quem não tem tempo para ir até uma escola física, ou até mesmo para quem não pode gastar com transporte e material didático.

A Prime Cursos disponibiliza em seu portal o Curso de NR 9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Todos os cursos são fornecidos online, portanto você não terá custo para estuda-lo. Apenas cadastre-se e assine o curso para ter o melhor conteúdo da web.

Escolha o local e o horário de estudos conforme o seu tempo, o portal funciona as 24 horas nos sete dias da semana. Seja do seu computador, tablet ou celular (android e IOS), não deixe de acessar.

Curso da Norma Regulamentadora 9

Vantagens de estudar com a Prime Cursos: qualificar-se para o mercado de trabalho, atualizar os seus conhecimentos e aperfeiçoar suas habilidades, entre outras. O conteúdo programático do curso de NR 9 você pode conferir abaixo:

  • Apresentação da Norma NR 9 e Documentos Complementares
  • Real Objetivo do PPRA e Definições de Riscos
  • Atribuições Profissionais para a Elaboração do PPRA
  • Exigências Legais para o PPRA
  • Estrutura Básica e Etapas para Implantação do PPRA
  • Entenda o Significado da ACGIH e TLV
  • Orientações Gerais para a Elaboração de PPRA – Parte 1
  • Orientações Gerais para a Elaboração de PPRA – Parte 2
  • Orientações Gerais para a Elaboração de PPRA – Parte 3
  • Orientações Gerais para a Elaboração de PPRA – Anexos
  • Texto da Norma – 9.1 a 9.3
  • Texto da Norma – 9.4 a 9.6
  • Anexo 1 da Norma – Vibração
  • Vídeos
  • Bibliografia/Links Recomendados

Bons estudos!
Equipe Cursos Grátis.

16 comentários sobre “Curso NR 9 – Norma Regulamentadora Prevenção de Riscos Ambientais

    1. Olá, Joseane!
      Obrigada pelo seu contato.

      O valor do certificado é de R$ 49,90. Nesse valor estão inclusos: o envio para o endereço informado no cadastro, despesas de confecção, selo de autenticidade, etc.

      Para saber mais sobre o certificado, acesse o link do nosso portal: https://www.primecursos.com.br/certificado/

      Abraço.
      Equipe Cursos Grátis.

  1. tudo que a gente puder aprender, principalmente sobre segurança e prevenção de acidentes, é de máxima importância,mesmo que não seja para usar profissionalmente. Hoje mesmo recebi uma mensagem que ao término pedia: “compartilhe, esse conhecimento pode salvar vida.”

  2. Desisto. Cancele . Moderação?!!! Como Como moderar se estou vibrando. já reduzi tudo ao essencial; quero o curso. Moderar o que, se estou empolgado. pt saudações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo