Como aprender qualquer coisa com a Técnica Feynman

8
207

Richard Philips Feynman foi um importante físico norte-americano do século XX. Ele foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica, e devido ao seu trabalho sobre esse campo de estudo, ganhou o Nobel de Física em 1965.

Além de contribuir muito para a Física, Feynman era conhecido pela habilidade de aprender e ensinar diversos assuntos de forma rápida e eficiente. Dizem que ele tinha o costume de ir no Departamento de Matemática e lançava o desafio para qualquer pessoa que lá estivesse à explicar-lhe um assunto qualquer de sua especialidade. Ele dizia que poderia ser qualquer assunto, e por mais complicado que parecesse, ele conseguiria aprender desde que tudo fosse explicado com palavras simples.

Foi dessa capacidade que a Técnica Feynman foi criada, indicada para quem deseja aprender qualquer assunto de forma rápida e eficaz. Muitas pessoas já utilizam a técnica para aprender novos assuntos, melhorar e realmente entender algo que já conhece, ou até para estudar para provas e concursos.

Por que utilizar a Técnica Feynman?

-Para aprender qualquer assunto
-Gravar ideias que você até entende, mas tem dificuldade de memorizar
-Ajudar a compreender ideias nas quais você tem dificuldade

Como a técnica funciona?

Para utilizar a técnica, basta seguir 5 etapas:

1 – Pesquisar sobre o assunto

Após definir qual assunto você deseja aprender, pesquise tudo o que puder sobre ele e separe todo o material disponível. Pesquise em sites, livros, e tudo o que puder ajudar. Comece lendo o assunto normalmente, e depois siga para a próxima etapa.

2 – Explicar o assunto

Em uma folha de papel, comece a escrever sobre o assunto que está estudando. Porém, escreva como se estivesse falando sobre o assunto para alguém. Se imagine como um professor explicando sobre algum assunto para seus alunos, e vá adicionando tudo no papel. Ao escrever, utilize uma linguagem simples e objetiva. Recomendamos que você escreva, pois isso ajuda na memorização!

3 – Escrever e falar sobre o assunto em voz alta

Enquanto você está escrevendo sobre o assunto, fale também em voz alta, novamente imitando um professor que está explicando sobre o conteúdo para seus alunos. É importante que você saiba explicar de maneira simplificada para que a “outra pessoa” – que no caso é você – consiga entender o assunto. Falar em voz alta também ajuda na memorização!

4 – Dominar o assunto

Nesta etapa você deverá analisar tudo o que conseguiu aprender e memorizar, e o que ainda precisa melhorar. Estude novamente o conteúdo que você ainda não aprendeu e memorizou, até que você o domine completamente. Repita o procedimento quantas vezes for preciso, até que você tenha entendido tudo.

5 – Simplificar o assunto

O último passo é muito importante, pois é nesta etapa que você deverá simplificar todo o conteúdo. Para isso, faça um resumo, adicionando tudo o que for mais importante, porém escrevendo e falando com uma linguagem simples, clara e objetiva. É importante que você faça um resumo de maneira bem compreensível, pois o objetivo é entender o assunto e memorizá-lo.

Se você seguir todas as etapas e no final perceber que ainda não conseguiu entender 100% do assunto, ou se algo não ficou bem memorizado, é porque, provavelmente você está escrevendo o seu resumo e/ou explicando de forma muito complexa. Simplifique e tente resumir ao máximo. Você apenas terá certeza de que aprendeu e entendeu totalmente o conteúdo, quando achar que ficou fácil falar e explicar sobre o assunto. Este é o segredo da Técnica Feynman para aprender e memorizar de forma mais rápida!

Esperamos que as dicas possam ajudar! Se utilizar a técnica, conte aqui nos comentários!

Blog Cursos Grátis

8 COMMENTS

    • Olá Antonio, tudo bem?
      Você pode fazer quantos cursos desejar na Prime Cursos.
      Para começar qualquer curso, primeiramente você deve fazer o seu cadastro no site: https://www.primecursos.com.br/
      Após ter feito seu cadastro, você poderá escolher e assinar os cursos que forem de sua preferência. Para isso, basta clicar no botão “Todos os Cursos” e depois escolher o curso que mais lhe agradar.
      Clique no curso e depois em “ASSINAR GRÁTIS” e “CONFIRMAR ASSINATURA”. Os cursos que você assinou estarão disponíveis na “ÁREA PARA ALUNOS”.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Blog Cursos Grátis

Deixe seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here