Saber escrever e falar de forma adequada é fundamental para quem deseja obter sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional. Utilizar o português corretamente é muito importante para sucesso da carreira em qualquer área de atuação. Mandar um e-mail de forma correta e falar sem erros de português fazem toda a diferença no dia a dia de trabalho. E isso já começa na entrevista de emprego. Alguns levantamentos apontam que, durante a seleção, a taxa de reprovação na etapa de “ditado” e “redação” tenha aumentado 60% nos últimos anos.
Quem comete erros gramaticais pode prejudicar sua imagem e perder muitas oportunidades, como ser escolhido na entrevista de emprego ou até ser promovido.
Sabendo da importância disso, trouxemos hoje alguns erros de português que podem atrapalhar sua carreira profissional:
“Segue os relatórios…”
O correto é: no plural “seguem os relatórios” ou no singular “segue o relatório”.
O verbo concorda com o sujeito, mesmo quando o sujeito vem depois. Essa é a regra número 1 da concordância verbal.
“Ele disse para mim fazer.”
O correto é “ele disse pra EU fazer.”
Mim antes de verbo não pode. Afinal, você não fala: “mim vai fazer”.
“Vamos se ver na reunião amanhã?”
O correto é: “Vamos nos ver na reunião amanhã?”
Lembre-se dos pronomes reflexivos: “Eu me encontro, tu te encontras, ele (você) se encontra, nós nos encontramos, vós vos encontrais, eles (vocês) se encontram.
“Ao meu ver, o evento foi um sucesso”.
O correto é: “a meu ver, o evento foi um sucesso”. Artigo não deve ser utilizado nessas expressões, em que o substantivo “ver” tem como significado “opinião, juízo”: a meu ver, a seu ver, a nosso ver. Além disso, não se usa artigo em estar a par: “estavam todos a par (e não ao par) dos últimos acontecimentos.
“Estou muito ancioso para conseguir um emprego.”
Muitos erram, porém o correto é anSioso, com “S”.
“Para maiores informações, entre em contato com a Central de Atendimento.”
Como “maior” é comparativo, não deve ser utilizado nesse caso. O correto então seria: “para mais informações, entre em contato com a Central de Atendimento.
“Encaminho anexo os documentos solicitados.”
O correto é: “encaminho anexos os documentos solicitados.”
Anexo é adjetivo e deve concordar em gênero e número com o substantivo a que se refere. Evite utilizar “em anexo”, já que muitos gramáticos condenam essa locução.
“A reunião começará ao meio-dia e meio.”
O correto neste caso seria: “a reunião começará ao meio-dia e meia.”
A expressão meio-dia e meia deve ser utilizada sempre que desejarmos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.
Para quem tiver interesse, a Prime Cursos oferece o Curso da Nova Ortografia da Língua Portuguesa. Se desejar começar a estudar, basta fazer o seu cadastro no site e assinar o curso.
Leitura complementar sobre os erros de português mais comuns:
Gostou das dicas de hoje?
Deixe o seu comentário!
Blog Cursos Grátis
Boas dicas, obrigado por mais essas dicas legais.
Falar e escrever bem é muito importância nos dias atuais,
Adorei as dicas de gramática.
Bom dia,
Boas dicas, vou me beneficiar com certeza
Acho que o melhor meio de aprender português é lendo.
Nunca fui aluna brilhante, mas uma leitora voraz, desde muito pequena. Antes de começar minha alfabetização já andava às voltas com livros de histórias e desenhos. Isso foi muito estimulante para mim. Li meu primeiro livro “grande” e com poucas figuras com 7 anos de idade e desde lá virei uma traça.
Então, sou muito familiarizada com a língua portuguesa mais por ser uma leitora contumaz e apaixonada do que por ter recebido uma educação formal eficiente. Muitas vezes não lembro das regras ou o porquê de se escrever ou falar assim ou assado, mas sei aplicar corretamente.
Eu recomendo, fortemente, a quem quiser aprender português que leia. Leia muito, porque além de construir uma fonte sólida de recursos na hora de escrever e falar ou interpretar, você estará vivendo muitas histórias ou estórias. A leitura nos paga passagem para viagens a lugares onde nem imaginaríamos vivenciar histórias que até então não eram nossas… mas a partir da leitura você passa a fazer parte dela.
É mágico!
Muito bom! Esses erros estão no subconsciente das pessoas. Nós nunca nos damos conta de que estamos falando errado e, consequentemente, escrevemos errado.
Boas dicas!!otimo!eu preciso aprender !!