Quatro dicas para melhorar a produtividade no trabalho

Você já parou para pensar se está tendo uma boa produtividade no trabalho? Quanto tempo por dia você realmente trabalha e quanto tempo perde fazendo outras coisas?

Procrastinar é normal, de acordo com uma pesquisa da Workfront – empresa de softwares dos EUA – que questionou os próprios funcionários sobre produtividade e horas de trabalho, e descobriu que eles passam no máximo, 39 % do expediente trabalhando. Sim, acredite, 61% do tempo é utilizado procrastinando.

Porém sabemos que nem sempre as redes sociais e os celulares são os culpados dessa porcentagem tão alta. De acordo com a pesquisa, reuniões (ocupam 21%), checagem de e-mails (16%) e até outras tarefas administrativas, como por exemplo, criar uma nova senha para o computador da empresa (11%), podem atrapalhar.

Já as outras tarefas, como o acesso à mídias sociais e aplicativos de smartphones ocupam apenas 8 % do tempo de expediente, segundo os próprios funcionários da pesquisa. Isso também já foi mostrado em outros estudos, como um do National Bureau of Economic Research, onde a ação de “navegar pela internet” só causa algo entre 30 a 60 minutos de procrastinação no expediente.

Apesar disso, sabemos que não há nada melhor do que a sensação de dever cumprido no final do dia, quando as outras atividades desnecessárias foram deixadas de lado e o trabalho foi totalmente concluído. Mas como fazer isso? Como melhorar a produtividade no dia a dia de trabalho? Como evitar perder tempo com “besteiras”? Reunimos algumas dicas que podem ajudar, veja abaixo:

Planejamento é tudo

Antes de tudo, coloque no papel as tarefas que devem ser realizadas na semana. Esse já é o começo e pode facilitar o planejamento do profissional. Com essa lista, você poderá selecionar quais as prioridades do trabalho. Coloque de acordo com o grau de importância, e se não conseguir realizar todas as tarefas da lista no dia, deixe as últimas para o dia seguinte. Com a lista é muito mais fácil de se organizar, e assim seu trabalho será mais produtivo. A cada tarefa feita, risque-a da lista, até que todas sejam finalizadas. Sempre deixe para fazer o mais importante primeiro, e depois vá finalizando o que falta.

É possível criar uma lista, uma planilha, anotar no celular ou em outro lugar, desde que seja onde você tenha acesso fácil e veja com frequência.

Organização das tarefas

Após criar sua lista de tarefas, comece a organização. Separe tudo o que será importante para o trabalho. Organize seu ambiente de trabalho e suas tarefas, para que assim a produtividade seja ainda melhor. Quando o ambiente está bagunçado, há mais chances do profissional não conseguir obter concentração no trabalho. Qualquer bagunça pode tirar a atenção, por isso recomendamos que o ambiente esteja limpo e organizado. Se possível, quanto mais “clean” melhor. Além de deixar o ambiente pronto, organizando suas tarefas de acordo com sua rotina, seus horários e a real urgência dessas tarefas, você terá noção do que é realmente importante.

Fique “offline”

Separe o horário de trabalho para focar no seu trabalho. Fique offline nas redes sociais, e sempre que se pegar distraído ou tentando acessar algum site ou aplicativo de celular sem motivo nenhum, lembre-se de que você deve finalizar suas tarefas diárias de trabalho antes. Quanto mais tempo perdemos olhando o celular ou mídias sociais, menos tempo rendemos no trabalho. Lembre-se de que você poderá olhar tudo isso mais tarde, mas antes tente focar toda a sua atenção no trabalho. Afinal, nada melhor do que terminar o dia com a sensação de dever cumprido, certo?

Caso você use redes sociais e/ou aplicativos de celular para o trabalho tudo bem. Se este não é o seu caso, lembre-se de que não é isso que paga o seu salário.

Descubra se você está viciado em Whatsapp e como tratar esse problema

Se ainda não encontrou um bom motivo para ficar offline (durante o trabalho), tente se colocar no lugar de seu chefe. Se fosse você, o dono da empresa, você gostaria que as pessoas perdessem tanto tempo navegando por sites e conversando por aplicativos no celular, ou iria preferir que elas produzissem e rendesse m ainda mais no trabalho? Pense sobre isso.

Não estamos dizendo que você deve parar de verificar seus e-mails, mensagens e seus perfis em redes sociais. Porém o tempo dessas atividades não deve ser maior do que o tempo reservado para as suas tarefas do trabalho. Dica: desative as notificações do celular.

Descansar é fundamental

Um profissional produtivo deve saber separar o momento do trabalho e o momento de descanso. Não adianta levar o trabalho para casa após o horário, ou trabalhar enquanto almoça. Apesar do motivo dessas atitudes visar adiantar o serviço, o profissional apenas fará com que a produtividade diminua e poderá até ter problemas de saúde com o excesso de trabalho. Então relaxe, descanse, e controle o tempo que você passa trabalhando. Dê um intervalo de 10 a 15 minutos quando se sentir exausto. Levante, ande um pouco e respire profundamente. Será muito melhor voltar ao trabalho motivado após algumas pausas. Dê um intervalo a você mesmo e volte com a bateria recarregada.

Gostou das dicas? Esperamos que sim! Deixe seu comentário!

Informações: Exame.com

Blog Cursos Grátis




Deixe seu comentário!