Pratique o networking e fortaleça os seus contatos profissionais

Cursos-Gratis

A palavra Networking tem origem no inglês e significa net = rede e working = trabalhando. O objetivo do Networking é estabelecer uma rede de contatos, com pessoas que auxiliem na busca de novos projetos. Nesta lista, os contatos podem ser conhecidos ou não, que facilitem a procura de emprego, troca de informações, ideias, entre outras possibilidades. Como você irá listar as pessoas e quais as ferramentas que serão utilizadas, são alguns dos elementos que dependerão do seu relacionamento pessoal e tecnológico.

Ter uma agenda telefônica contendo números de conhecidos é um começo, mas não é o bastante. A pessoa que deseja o Networking deve integrar-se nas redes sociais e aplicativos de socialização, como o Facebook, Whatsapp, Tumblr, Twitter, Linkedln, listas de e-mail e etc., tudo o que puder usar a seu favor será bem-vindo.

Uma lista de contatos até parece fácil de criar, mas nem todos estão dispostos a ajudar. Primeiramente, a ponte é recíproca, você está precisando de alguém e esse alguém pode precisar de você, então mantenha a mente aberta e aceite a mão do próximo e estenda a sua quando necessário. Procure pessoas do seu interesse e converse com elas no dia a dia, não apenas quando precisar.

Compareça nos eventos, nas palestras e em outras promoções da sua área profissional, elas são ótimas oportunidades de aproximação.

Marcar encontros com os seus contatos no intuito de discutir assuntos profissionais ou simplesmente conversar sobre a situação financeira atual do país, também é uma alternativa. Quando marcar encontros não falte, a confiança é essencial para o início do Networking. Com certeza você já escutou aquela frase: “saber ouvir também é uma arte”, leve-a sério, ninguém gosta de ser interrompido ou de escutar sobre assuntos irrelevantes, concentre-se e a fluência do diálogo será coerente.

Utilize a tecnologia para encontrar contatos

As redes sociais são grandes incentivadoras para conhecer novas pessoas, os grupos (público ou fechado) do Facebook garantem uma busca mais seletiva. Há grupos específicos, apenas para relações profissionais, como: vagas de empregos para comunicação, vagas de empregos para engenharia, vagas de empregos para administração. Ou ainda, separados geograficamente, por região ou estado: vagas de empregos em SP, vagas de empregos no RJ, etc. Estes grupos já estão pré-selecionando o próprio público, por isso, investigue e entre nos grupos de seu maior interesse, preste atenção nas postagens, curta, entre em contato e inicie uma interação com os outros participantes.

O LinkedIn é uma ferramenta que viabiliza diretamente o contato profissional. Ele funciona como um currículo, você cadastra o seu perfil e algumas das informações solicitadas são de empregador atual, onde estudou, o ramo de atividade, descrição das atividades realizadas e opções focadas e detalhadas no seu histórico de trabalho e acadêmico.

Essa conexão com a internet ajuda, e muito, na busca e na relação de uma lista variada de contatos, ela enriquece os conhecimentos no campo profissional, proporciona inclusão em vários grupos e amplia a área de atuação. Mas, não podemos esquecer a comunicação interpessoal, que é o caminho para quem precisa estabelecer uma rede mais confiável.

No trabalho, no círculo de amigos, na família, os amigos dos amigos, todos são contatos e de alguma maneira são do seu interesse para acrescentar à lista. Geralmente, eles são os primeiros listados e mediadores para grandes oportunidades. É importante fortalecer os vínculos e atualizar os dados dos contatos da sua lista Networking.

Prepare-se para o mercado

Um dos requisitos avaliados para se conseguir um emprego é a qualificação do profissional para a função, por isso é necessário estudar cursos buscando ampliar cada vez mais os conhecimentos na área. Se no momento você está com pouco dinheiro para investir ou sem tempo, os cursos online são ótimas opções, porque além de ter um custo menor, você pode estudar no conforto da sua residência.

Quer iniciar agora mesmo? Então conheça a Prime Cursos, uma empresa que disponibiliza mais de 190 cursos livres gratuitos com opção de certificado válido. Confira as áreas: Administração, Comunicação e Vendas, Contabilidade e Finanças, Direito, Educação, Enem, Gastronomia e Confeitaria, Idiomas, Informática, Meio Ambiente, Moda, Música, Recursos Humanos, Saúde e Bem-Estar, Segurança no Trabalho, SEO e Webmarketing, Turismo e Hotelaria, Concursos Públicos, outras áreas.

Acesse o portal, cadastre-se e assine quantos cursos você desejar, não é necessária escolaridade anterior. Enriqueça o seu currículo e invista em você.

Acesse agora mesmo o site da Prime Cursos e inscreva-se:

Cursos Online Grátis

É preciso ter um currículo bom? Sim. Mas também é preciso conhecer as pessoas certas. Veja na reportagem do GloboNews a opinião de especialistas sobre o assunto e fique por dentro:

Créditos canal DMRH / Via YouTube

Bons estudos!
Equipe Cursos Grátis.




4 Comentários Comente!

Deixe seu comentário!