Maquiagem como Profissão

Maquiagem

A maquiagem é amada pela maioria das mulheres, e é utilizada em diversos momentos, tanto no dia-a-dia, quanto em festas e eventos especiais.

O maquiador, também conhecido como maquilador, é o profissional que cuida do embelezamento do rosto de pessoas, através do uso de produtos cosméticos, em diversas ocasiões.

Esta profissão da área da beleza cresce a cada dia mais, tendo em vista que a maioria das mulheres está sempre buscando melhorar a aparência.

Pode parecer simples, porém maquiar exige muita prática e experiência. A maquiagem é uma arte, e é essencial que o maquiador tenha talento e muito conhecimento. Maquiar não é apenas aplicar qualquer produto cosmético no rosto, mas sim saber sua função e com seu uso, aguardar um belo resultado final.

O mercado da beleza está cada vez mais em ascensão. É raro encontrarmos uma mulher que nunca buscou por algum serviço de maquiagem.

Há diversos lugares em que o maquiador pode atuar. Além disso, também pode ter o seu próprio negócio. Veja abaixo algumas das muitas opções de lugares em que é solicitado o serviço de maquiagem:

  •  Salões de Beleza
  • Clínicas de Estética
  • SPAs
  • Televisão
  • Teatro
  • Propagandas
  • Catálogos
  • Revistas
  • Desfiles

Como podemos ver, há diversos locais em que o maquiador pode estar atuando.  Apesar das diversas opções de locais onde atuar, o setor de trabalho que mais chama a atenção para um maquiador é o televisivo. A televisão atrai muitos profissionais que desejam preparar atores para a atuação, seja pelo glamour ou pelos salários mais altos. Para este trabalho, é essencial muito conhecimento das técnicas de maquiagem, pois a televisão exige uma maquiagem perfeita.

O teatro também é um setor que chama muito a atenção dos maquiadores, principalmente quando são especializados em maquiagem artística.

Maquiagem2

E um local que na maioria das vezes iremos encontrar um maquiador, é em salões de beleza. As pessoas sempre procuram seus serviços para datas especiais, comemorações, festas e outros eventos.

Você já imaginou o mundo sem maquiagem? Um batom, por exemplo, pode fazer toda a diferença na imagem de uma mulher. E as noivas, como ficariam sem a maquiagem no tão esperado dia? E os desfiles e as propagandas de televisão? E o teatro, com a famosa maquiagem artística?

É praticamente impossível viver sem o uso dos produtos de maquiagem e acessórios de beleza. E não são poucos: base, batom, blush, pó facial, máscara para cílios, primer, gloss labial, sombra, delineador, lápis de boca, lápis de olho, curvex. São tantos produtos e acessórios lançados a cada dia, que é até difícil citar todos aqui.

Mas voltando a falar da profissão de maquiador, é importante seguir algumas dicas para ser um profissional de sucesso, como:

  • Sempre estudar, se atualizar e se qualificar com cursos, workshops e feiras de beleza;
  • Estar conectado com as tendências do mercado (novas técnicas e tendências de moda);
  • É importante que o maquiador tenha mão firme, pois a maquiagem muitas vezes exige pequenos detalhes;
  • O maquiador precisa saber trabalhar bem sob pressão, já que muitas vezes é necessário trabalhar com prazos muito curtos;
  • É essencial ser pontual e organizado;
  • O maquiador deve estar sempre calmo, e ter muita energia e disposição;
  • O maquiador deve ser criativo, já que é fundamental saber combinar as cores.

Estas são apenas algumas dicas básicas que todo maquiador que deseja sucesso deve seguir.

A profissão de maquiador não é regulamentada pelo Ministério do Trabalho Brasileiro, ou seja, não há uma lei que determine qual formação mínima para se tornar um maquiador profissional. Por isso, cursos profissionalizantes e de atualização podem ser diferenciais para o sucesso.

O mais importante é que o profissional maquiador ame o que faz, e que sempre esteja praticando esta maravilhosa arte, que é a maquiagem!

Gostou deste artigo? Quer trabalhar como maquiador (a)? Conheça o curso grátis de maquiagem da Prime Cursos do Brasil;

Acessar curso grátis

O blog cursos grátis também recomenda a leitura da seguinte obra:

Bom pessoal é isso! Qualquer dúvida deixe o seu comentário logo abaixo.

Cursos Grátis é aqui!




1 Comentário Comente!

  • Bom dia,

    Estava mesmo precisando desse curso, mas não tem como fazer o download dessa sugestão de leitura???

Deixe seu comentário!