Cursos Grátis Online

Cursos gratuitos online – as melhores indicações de curso grátis você encontra aqui.

Como aprender qualquer coisa com a Técnica Feynman

Como aprender qualquer coisa com a Técnica Feynman

Richard Philips Feynman foi um importante físico norte-americano do século XX. Ele foi um dos pioneiros da eletrodinâmica quântica, e devido ao seu trabalho sobre esse campo de estudo, ganhou o Nobel de Física em 1965.

Além de contribuir muito para a Física, Feynman era conhecido pela habilidade de aprender e ensinar diversos assuntos de forma rápida e eficiente. Dizem que ele tinha o costume de ir no Departamento de Matemática e lançava o desafio para qualquer pessoa que lá estivesse à explicar-lhe um assunto qualquer de sua especialidade. Ele dizia que poderia ser qualquer assunto, e por mais complicado que parecesse, ele conseguiria aprender desde que tudo fosse explicado com palavras simples.

Foi dessa capacidade que a Técnica Feynman foi criada, indicada para quem deseja aprender qualquer assunto de forma rápida e eficaz. Muitas pessoas já utilizam a técnica para aprender novos assuntos, melhorar e realmente entender algo que já conhece, ou até para estudar para provas e concursos.

Por que utilizar a Técnica Feynman?

-Para aprender qualquer assunto
-Gravar ideias que você até entende, mas tem dificuldade de memorizar
-Ajudar a compreender ideias nas quais você tem dificuldade

Como a técnica funciona?

Para utilizar a técnica, basta seguir 5 etapas:

1 – Pesquisar sobre o assunto

Após definir qual assunto você deseja aprender, pesquise tudo o que puder sobre ele e separe todo o material disponível. Pesquise em sites, livros, e tudo o que puder ajudar. Comece lendo o assunto normalmente, e depois siga para a próxima etapa.

2 – Explicar o assunto

Em uma folha de papel, comece a escrever sobre o assunto que está estudando. Porém, escreva como se estivesse falando sobre o assunto para alguém. Se imagine como um professor explicando sobre algum assunto para seus alunos, e vá adicionando tudo no papel. Ao escrever, utilize uma linguagem simples e objetiva. Recomendamos que você escreva, pois isso ajuda na memorização!

3 – Escrever e falar sobre o assunto em voz alta

Enquanto você está escrevendo sobre o assunto, fale também em voz alta, novamente imitando um professor que está explicando sobre o conteúdo para seus alunos. É importante que você saiba explicar de maneira simplificada para que a “outra pessoa” – que no caso é você – consiga entender o assunto. Falar em voz alta também ajuda na memorização!

4 – Dominar o assunto

Nesta etapa você deverá analisar tudo o que conseguiu aprender e memorizar, e o que ainda precisa melhorar. Estude novamente o conteúdo que você ainda não aprendeu e memorizou, até que você o domine completamente. Repita o procedimento quantas vezes for preciso, até que você tenha entendido tudo.

5 – Simplificar o assunto

O último passo é muito importante, pois é nesta etapa que você deverá simplificar todo o conteúdo. Para isso, faça um resumo, adicionando tudo o que for mais importante, porém escrevendo e falando com uma linguagem simples, clara e objetiva. É importante que você faça um resumo de maneira bem compreensível, pois o objetivo é entender o assunto e memorizá-lo.

Se você seguir todas as etapas e no final perceber que ainda não conseguiu entender 100% do assunto, ou se algo não ficou bem memorizado, é porque, provavelmente você está escrevendo o seu resumo e/ou explicando de forma muito complexa. Simplifique e tente resumir ao máximo. Você apenas terá certeza de que aprendeu e entendeu totalmente o conteúdo, quando achar que ficou fácil falar e explicar sobre o assunto. Este é o segredo da Técnica Feynman para aprender e memorizar de forma mais rápida!

Esperamos que as dicas possam ajudar! Se utilizar a técnica, conte aqui nos comentários!

Blog Cursos Grátis

8 comentários sobre “Como aprender qualquer coisa com a Técnica Feynman

    1. Olá Antonio, tudo bem?
      Você pode fazer quantos cursos desejar na Prime Cursos.
      Para começar qualquer curso, primeiramente você deve fazer o seu cadastro no site: https://www.primecursos.com.br/
      Após ter feito seu cadastro, você poderá escolher e assinar os cursos que forem de sua preferência. Para isso, basta clicar no botão “Todos os Cursos” e depois escolher o curso que mais lhe agradar.
      Clique no curso e depois em “ASSINAR GRÁTIS” e “CONFIRMAR ASSINATURA”. Os cursos que você assinou estarão disponíveis na “ÁREA PARA ALUNOS”.
      Qualquer dúvida deixe seu comentário!
      Blog Cursos Grátis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo