8 dicas para melhorar sua comunicação

Mesmo com o avanço da tecnologia e dos diferentes e novos meios de comunicação, ainda é grande o desafio de compreender e ser compreendido. Infelizmente, o ato de falar de maneira correta e saber se expressar ainda não é fácil.

A comunicação objetiva pode evitar conflitos nas dinâmicas de trabalho, nos relacionamentos afetivos, e no trato com amigos e família. Quando uma pessoa consegue se expressar de maneira correta, fazendo com que o ouvinte entenda perfeitamente suas palavras, a conversa flui e as chances de ocorrer um mal entendido diminuem.

Mesmo sabendo o jeito certo de falar, muitas pessoas ainda não conseguem ter uma comunicação eficaz. Isso acontece muitas vezes pelo medo de falar e até de errar nas palavras. Muitos evitam falar o que realmente gostariam, apenas por medo de não serem compreendidos.

A comunicação eficaz traz muitos benefícios, tanto para a vida pessoal, quanto profissional. Mude a sua forma de se expressar com seus familiares, amigos e colegas de trabalho e conheça os benefícios da boa comunicação! Até o estresse pode ser reduzido quando nos comunicamos bem, pois quando aprendemos a conversar e nos expressar de forma correta, não deixamos dúvidas para interpretações distorcidas.

Um dos problemas na hora de conversar é a fala rápida. Cada vez mais pensamentos de maneira acelerada, e na hora de falar, geralmente seguimos dois caminhos:

Falamos pouco, utilizando meias palavras e/ou expressões ruins.
OU
Falamos tudo do jeito que estamos pensando, de maneira acelerada e não filtrada.

Utilizando essas maneira de comunicação, fica difícil que o ouvinte entenda o que tentamos falar. Para melhorar a sua comunicação, e assim também seus relacionamentos pessoais e profissionais, veja abaixo algumas dicas importantes:

  1. Pense muito bem antes de sair falando, e elabore mentalmente o que você deseja dizer.
  2. Ensaie antes de falar. Diga o que precisa ser dito em voz alta, como se já estivesse conversando com a outra pessoa. Dessa forma você conseguirá se avaliar.
  3. Lembre-se sempre – durante qualquer conversa – de olhar nos olhos da pessoa que está te ouvindo. Ter um contato visual direto faz com que a comunicação fique muito melhor.
  4. Evite enrolações e sempre que possível simplifique a conversa, mesmo em assuntos complicados. Seja claro e objetivo nas suas palavras, evitando utilizar palavras difíceis.
  5. Fique atento com suas expressões durante a conversa. O nervosismo pode fazer com que uma conversa simples se transforme num assunto complicado.
  6. Nunca fale muito alto ou baixo demais. Tenha cuidado com o tom de voz!
  7. Educação e gentileza devem fazer parte de qualquer assunto. Mesmo que seja complicado, o assunto poderá ser bem conduzido se você tiver  clareza, sinceridade e franqueza.
  8. Sempre tente falar por telefone ou de preferência, pessoalmente. Nem sempre é possível se expressar de maneira correta por e-mails e redes sociais.

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Gostou das dicas de hoje? Esperamos que sim!
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1 Comentário Comente!

  • Muito boa !!! gostei das dicas

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