6 Dicas de relaxamento para quem está cansado da rotina

A rotina cansativa do dia a dia, devido ao excesso de trabalho ou de estudos, podem deixar qualquer pessoa cansada e esgotada. No fim do dia, o único objetivo é deitar, dormir, ou apenas parar e não fazer mais nada. Porém, sabemos que nem sempre isso é possível, não é mesmo?

A cansativa rotina pode causar estresse, e isso acontece pelo excesso de tarefas, compromissos, trânsito, má alimentação, sedentarismo e até mesmo o medo de perder o emprego. São diversos os motivos que podem fazer com que a pessoa fique esgotada e estressada.

Por maior que seja a paixão pelo trabalho, a rotina pode cansar. Por isso, hoje trouxemos algumas dicas de relaxamento para quem está estressado e cansado da rotina. Vamos lá?

Fique mais tempo offline

É difícil conhecer alguma pessoa que não vive conectada. Hoje em dia, largar o smartphone pode ser uma tarefa difícil. Porém, se você deseja melhorar seu bem-estar mental e físico, se afaste um pouco do aparelho.

Foi encontrada, durante um estudo feito na Universidade de Worcester, uma conexão direta entre o estresse e o hábito de checar de forma compulsiva notificações, mensagens de texto e atualizações no smartphone. As pessoas mais estressadas começavam até a sentir “vibrações fantasmas” nos seus aparelhos, mesmo quando não havia nenhuma notificação nova, de acordo com o estudo. Por isso, caso esteja se sentindo estressado e muito cansado, adote o hábito de reduzir o tempo que passa no celular, principalmente no período da noite!

Respire e medite

Para quem deseja relaxar a mente, a meditação pode ser uma excelente opção. Para isso, é fundamental aprender a apreciar a sua própria respiração. Ficou confuso? Vamos lá.

Quando nos sentimos ansiosos e estressados, nossa respiração acelera automaticamente. Para mudar isso e se acalmar, é preciso fazer o oposto: inspirar e expirar lentamente. Essa respiração lenta ajuda a aumentar a quantidade de oxigênio no cérebro. Parar e prestar atenção na respiração ajuda também a diminuir a frequência cardíaca e relaxar alguns músculos! Então, sempre que se sentir estressado, pare o que está fazendo e respire profundamente!

Exercite seu corpo

Separe um tempinho durante o dia para se exercitar: faça uma caminhada, corra, pratique algum esporte. Não importa qual atividade escolher, o importante é se mexer. Essa é uma das melhores dicas para quem deseja relaxar o corpo e a mente. A atividade física, de acordo com alguns estudos, estimula a produção de neurotransmissores como a endorfina, ligados à sensação de bem-estar, e diminuem outros hormônios, como a adrenalina, associados ao estresse.

Escute música

Que tal chegar em casa e colocar uma música bem animada? Aposto que o estresse vai se afastar rapidinho! Nosso sistema nervoso tem mais “habilidade” para se recuperar de uma situação estressante quando ouvimos música antes de vivê-la, de acordo com pesquisadores dos Estados Unidos, da Alemanha e da Suíça.

Desenhe

Desenhar ou colorir também são ótimas maneiras de mandar o estresse embora. Desenhos podem ser uma excelente distração terapêutica, segundo pesquisadores da Brooklyn College.

Entre em contato com a natureza

O contato com a natureza pode trazer diversos benefícios para a saúde, principalmente diminuir o estresse. Tem pouco tempo para fazer tudo o que recomendamos? Que tal separar um tempinho durante o dia para praticar um exercício físico ao ar livre enquanto escuta música? Assim você irá mandar todo o estresse embora e se sentir muito melhor! Ou, se preferir, aproveite para meditar quando estiver em contato com a natureza!

Esperamos que as dicas de hoje possam ajudar!

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